18 de abr de 2016

Você não precisa ler 100 livros de um mesmo assunto!

Hi People!

Hoje venho falar de um assunto delicado, que venho refletindo já a algum tempo, e hoje cheguei em uma conclusão. Venho observando um certo modismo em se ler 100, 300, 500 livros por ano. Tudo isso é muito legal, e é uma boa forma de se gastar tempo, pois afinal de contas o grande lema brasileiro é: eu podia estar matando, roubando, mas ao invés disso estou aqui investindo tempo e dinheiro em educação... ok,ok, se não fosse por um grande detalhe: Ler trocentos livros de um mesmo assunto te fará mais inteligente ou mais alienado? mais esclarecido ou mais confuso? Eis a questão...

Em minhas leituras pude constatar que ler 2 livros extensos sobre determinado assunto é mais que suficiente para te dar uma base de conhecimento suficiente para mudar de vida! Quando eu estava na luta para perder 10 Kilos de peso, ler "Sugar Blues" e "Barriga de Trigo" foram suficientes para que eu entendesse que açúcar é igual a gordura localizada no corpo. Corte o açúcar e sua vida mudará. Aprendi com esses livros mais do que aprendi a vida inteira sobre boa alimentação, e apesar de eu ter conseguido outros livros muito bons na época, não foi necessário lê-los, para saber que atitudes tomar em relação a perda de peso, pois ao iniciar a leitura deles, constatei que eram apenas "mais do mesmo", só mudava a forma de abordagem, afinal, cada autor tem a sua.

O mesmo ocorreu quando fui ler um certo livro falando sobre lei da atração. Na verdade, eu nunca li um livro inteiro sobre lei da atração, então este ai seria o primeiro. Li mais de 40% do livro, e percebi que o teor daquilo tudo eu já sabia, de tantas palestras no Youtube que já ouvi sobre o tema! Percebi então que eu estava perdendo o meu tempo; nada ali era novo para mim, e simplesmente abandonei o e-book.

Percebi então que existe uma grande campanha virtual para que as pessoas leiam e ouçam {comprem $$$} muitos livros por ano. Mas ai é que mora a dúvida: Se 2 livros sobre x assunto te esclarece, te dá base e muda a sua vida, o que 50 livros por ano sobre um tema faria por você? Ou seu cérebro entra em pane,  ou você encontra uma forma de passar o tempo literalmente. O que não acredito que seja provável, é que você agregue muita coisa significativa após todo esse tempo despendido, pois, "mais do mesmo" não é forma de aprendizado.

Em tempo: Conheci um rapaz que lê tanto sobre x assunto {não vou citar nomes ou o asunto, para preservá-lo}, e tenta aplicar TANTAS técnicas em sua vida, que acabou se tornando uma pessoa confusa e perdida dentro de si mesmo... Gente, precisa ser assim? Suponho que a simplicidade seja a solução, ou como dizem os minimalistas: "Menos é Mais".

PORÉM... Existem exceções !
Caso você esteja se especializando em determinado assunto, a coisa MUDA de figura, pois é seu dever como especialista conhecer o assunto de cabo a rabo, e terá sim que conhecer o ponto de vista de muitos outros intelectuais sobre, PORÉM, ai temos algo interessante! O especialista desenvolve uma análise crítica, ao ponto de ler por exemplo 20 livros, lembrar do conteúdo dos mesmos, e conseguir sintetizar tudo para auxiliar sua própria abordagem sobre o assunto, sem que TUDO o que ele leu atrapalhe a sua própria visão sobre, e de forma nenhuma toda essa informação irá deixá-lo doido, pois ele leu os livros certos, soube pesquisar e formar seu "arsenal mental". Já o que podemos observar em muitos casos, é que a pessoa vai "catando" toda a informação, livro, tutorial, técnica, áudio, e vai aplicando tudo isso como verdade, sem analisar linhas de pensamentos, vertentes e vai criando uma bola de neve tão grande, que eu tenho vontade de sair correndo só de ver!!!

E, também, existe a comprovação dos intelectuais, que no Brasil, caso você leia 10 livros do mesmo assunto, se tornará um especialista. Eu acredito nisto sim, CASO você leia os 10 livros certos, e no meio dessa viagem, desenvolva senso crítico suficiente para não pirar, e chegar ao fim da jornada com a SUA opinião consolidada e estruturada!

Aceito críticas e sugestões nos comentários!

  ..........................
bjssss


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seu comentário me deixa mais feliz!
Respondo a todos, pois compartilhar conhecimento e opiniões é muito gratificante :D
{ Spams will be deleted, thanks ;) }

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Back to Top